terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Centro de Formação no Jornal de Londrina !

No dia 10 de Janeiro, recebemos uma visita do Jornal de Londrina no Centro de Formação Lincoln Tramontini, confira a reportagem :


            Não basta saber cortar,é preciso ter formação

Com a crescente demanda por profissionais da área de beleza, cursos de cabeleireiro se fortalecem; em Londrina, custos variam de R$ 2 mil a R$ 6 mil 


10/01/2011 | 00:00 Bruna Komarchesqui
 
Já foi o tempo em que para se montar um salão de cabeleireiro era necessário ter apenas certo capital e alguma habilidade com a tesoura. Hoje, os cursos de cabeleireiros são quase uma universidade e o diploma é uma exigência para quem quer montar esse tipo de estabelecimento. A cabeleireira Judith Genez trabalha há 20 anos na área, sendo proprietária do maior instituto de formação do Paraná, que leva seu nome. “A formação que eu tive foi um dos motivos que abriu a vontade de ensinar, mas ensinar realmente, de forma que a pessoa já pudesse sair trabalhando, sem ter que ficar buscando tantos cursos complementares, como eu precisei buscar”, explica.


Um dos nomes mais tradicionais de Londrina, o cabeleireiro Lincoln Tramontini resolveu se aventurar numa nova empreitada há cerca de cinco meses: formar novos profissionais. Há 23 anos na área, ele recorda que, por incentivo da avó, começou a fazer um curso de cabeleireiro e se encantou. “Eu estudava os três períodos. Minha avó pagava um, minha mãe pagava outro e o outro período eu pagava faxinando a escola à noite”.

Ele conta que, ao fazer parte de um núcleo de salões formado por proprietários, percebeu a necessidade de novos cursos de cabeleireiro na cidade. “A maior queixa era a falta de mão de obra preparada. Aí eu peguei essa ideia dos meus colegas e pensei: se tem demanda, preciso montar alguma coisa para que isso aconteça”, conta.
A partir daí, Lincoln visitou academias famosas no Brasil e abriu o curso que tem como objetivo “formar não só tecnicamente, mas ser uma formação de caráter”. A primeira turma, de cerca de 20 alunos, vai se formar em fevereiro. O curso dura seis meses e custa R$ 2 mil. O gasto com materiais fica na casa dos R$ 1 mil.
Para ele, o curso deveria ser mais extenso, porém, o mercado ainda não permite que isso aconteça, já que a demanda por profissionais é grande e urgente. “Se o mercado me deixasse, eu faria um curso de um ano e meio pelo menos. No exterior, dura no mínimo dois anos. A formação no Brasil ainda precisa crescer muito”. Lincoln explica que é importante que o aluno tenha uma formação completa, o que inclui pontos como ética, valores, marketing pessoal e estudo das diferentes formas de temperamento das pessoas. “O nosso curso dura 450 horas e 130 são de teoria. Sala de aula mesmo”. 

                                                                                               "




Veja a reportagem completa e mais notícias sobre o Atelier clicando aqui.

               

Um comentário:

  1. olá a todos vcs profissionais da área sou cabeleireira em São Paulo e andei me informando sobre a escola de vcs a em Londrina .E ACHEI MUITO ENTERESSANTE O TRABALHO DE VCS AI , E GOSTARIA MUITO DE SABER SE VCS DÃO TREINAMENTOS PARA EU PODER DAR AULA DE CABELEIREIRO , POIS TENHO A INTENÇÃO DE IR EMBORA PRAI AINDA ESTE ANO . E GOSTARIA DE SABER COMO DEVO FAZER PARA ENTRAR EM CONTATO COM VCS . MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir